por Gestão Feminina
Não é de hoje que as mulheres têm ganhado espaço no mercado de trabalho, seja na liderança de grandes empresas, instituições educacionais, movimentos sociais ou no mercado de consumo.
Em quaisquer áreas que atuem, as mulheres aprenderam a lidar com o preconceito e aprenderam a utilizar características tipicamente atreladas ao sexo feminino, como a sensibilidade e a praticidade, para se destacar no mundo corporativo.
Neste cenário, temos grandes exemplos de empresárias e executivas que se destacaram, tais como Coco Chanel, Luiza Helena Trajano (fundadorada Magazine Luiza), Hillary Clinton, entre outras. Nenhuma dessas mulheres são super-heroínas, contudo a firmeza e a disciplina com que encararam seus objetivos, aliadas à extrema capacidade administrativa e à criatividade, fizeram delas mulheres além de seu tempo.
Não podemos esquecer que, além de todas as dificuldades profissionais, há ainda a conciliação da segunda jornada, uma vez que paralelamente a tudo isso, a mulher moderna ainda exerce seu papel de mãe e esposa, administrando a organização do lar até mesmo financeiramente.
Como se ainda não bastasse, a mulher do século 21 ainda reserva tempo e disposição para cuidar de sua beleza, mantendo a feminilidade em sua plenitude, eis que preserva sua sensibilidade, delicadeza, romantismo e uma certa fragilidade, sem que isso afete de nenhuma forma sua seu poder de fazer-se respeitar e notar.
O modo com que as mulheres vêm influenciando o mundo mudou radicalmente, de forma que passaram de meras coadjuvantes à grandes e admiráveis protagonistas, papel esse conquistado a duras penas, porém, exercido com grande dignidade e competência.
A realização plena, só virá quando alguns preconceitos, infelizmente ainda existentes, forem totalmente extintos, até mesmo porque de acordo com pesquisas recentes a mulher ainda possui um salário inferior ao dos homens para exercerem o mesmo cargo.
Diante disso, é de se esperar uma longa e dura batalha pela frente, mas as conquistas das mulheres nas últimas décadas foram muito significativas e expressivas, em boa parte por atos de coragem de mulheres que superaram todos os obstáculos e trouxeram pra sí a responsabilidade de mostrar o quanto o mundo perdeu ao deixar a mulher subjugada por séculos.
Mulher que, acima de tudo, é vista, percebida e sentida!
Nenhum comentário:
Postar um comentário