Ser Mulher


Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos.

Dica do Dia


Tireóide - Saiba Mais



A tireóide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura que lembra muito um escudo, de onde seu nome tem origem. Ela possuí dois lobos localizada em frente à traquéia no pescoço, cuja a função é  a produção de diversos hormônios, os principais produzidos são, a Tiroxina (T4) e o Tri-iodotironina (T3), que regulam o metabolismo e suas taxas, que afetam diretamente o aumento e a taxa funcional de outros vários sistemas do corpo. Esses hormônios, T3 e T4, tem o iodo como um de seus principais componentes. Além disso, a tireóide também produz a calcitonina, um hormônio que possui um papel muito importante no equilíbrio do cálcio em nosso organismo.

Dentre os problemas mais comuns relacionados a glândula da tireóide temos o hipertireoidismo e hipotireoidismo. No primeiro, a glândula produz em excesso os hormônios tireoidianos, estimulando o metabolismo afetando o sistema nervoso, o que resulta na aceleração de diversos processo realizados pelo corpo, culminando em sintomas como, taquicardia, sudorese, perda de peso, intolerância ao calor, nervosismo tremores e diarréia. Já no hipotireoidismo, o organismo passa a produzir os mesmos hormônios em deficiência, causando uma redução de velocidade no metabolismo do individuo, resultando em sintomas como, lentidão muscular, aumento do peso corporal, diminuição da freqüência cardíaca, fadiga, sonolência e desenvolvimento de edemas pelo corpo.